Planos de saúde passam a cobrir exames de dengue e chikungunya

Via ABCD Maior | www.abcdmaior.com.br

Medida de expansão ao serviço privado de saúde incluirá 21 novos procedimentos

Exames rápidos para identificação da dengue e da febre chikungunya, transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, são alguns dos novos procedimentos. Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Exames rápidos para identificação da dengue e da febre chikungunya, transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, são alguns dos novos procedimentos. Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

A partir deste sábado (02/01), operadoras de planos de saúde em todo o País são obrigadas a oferecer cobertura para o teste rápido de dengue e a sorologia para febre chikungunya. Além dos dois exames laboratoriais, outros procedimentos foram adicionados ao rol pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A entidade destacou que o diagnóstico do vírus Zika, recém-chegado ao Brasil e também transmitido pelo mosquito aedes aegypti, pode ser presumido pela exclusão da dengue e da febre chikungunya e pelo acompanhamento dos sintomas clínicos da doença.

O rol de procedimentos da ANS consiste em uma lista de cobertura obrigatória por planos de saúde, idealizada conforme as doenças classificadas pela Organização Mundial da Saúde. O índice é revisado a cada dois anos com base em critérios técnicos para inclusão de novos tratamentos.

Expansão médica

Entre as novidades de tratamento estão o implante de monitor de eventos (Looper) utilizado para diagnosticar perda da consciência por causas indeterminadas, o implante de cardiodesfibrilador multissítio, que ajuda a prevenir morte súbita, o implante de prótese auditiva ancorada no osso para o tratamento das deficiências auditivas e a inclusão do enzalutamida – medicamento oral para tratamento do câncer de próstata.

A lista completa dos novos tratamentos está disponível no site da ANS.

Fonte: ABCD Maior | www.abcdmaior.com.br
Postado por: Grupo Discom | grupodiscom.com.br

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *