Zoológico de São Bernardo trabalha na recuperação de animais silvestres

Via São Bernardo do Campo

Do total de animais que chegaram ao Zoológico, cerca de 50% foram devolvidos, depois de recuperados

grupo-discom

O Zoológico Municipal, localizado no Parque Natural Municipal Estoril, em São Bernardo, recebeu, em 2015, três vezes mais animais debilitados que no mesmo período de2014. Para que possam ser encaminhados a seu habitat natural, os bichos são recuperados pela equipe de funcionários.

Do total de animais que chegaram ao Zoológico, cerca de 50% foram devolvidos, depois de recuperados, ao local onde foram capturados. Outros 25% ficaram no parque ou foram enviados para outros locais por não terem mais condições de viver em seu habitat. Os animais enviados para o Zoo são provenientes das sete cidades da região e de algumas localidades da Capital. “Grande parte vem de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André. São bichos que foram atropelados ou que aparecem em residências em busca de alimentos”, explicou o veterinário do espaço, Marcelo da Silva Gomes.

O veterinário explicou que no ano passado grande parte das aves que chegaram ao Zoo estava com ferimentos causados por cerol – pasta de vidro aplicada à linha de pipas. “Há casos de tucanos do bico verde e corujas orelhudas que tiveram parte da asa e de dedos decepados. Neste caso, não temos como devolver os animais à natureza, pois correm o risco de não sobreviver”, explicou.Há também casos de animais que foram enviados para o Zoológico com ferimentos causados por tiros de chumbinho e decorrentes de atropelamentos nas estradas que cortam a região.

“Neste caso, dependendo da gravidade, mantemos os bichos aqui para que se recuperem. Depois devolvemos no local exato da captura”, disse. Atualmente, o Zoológico do Parque Natural Municipal Estoril conta com cerca de 250 animais, de 65 espécies, todas de origem brasileira, sendo 70% deles da Mata Atlântica. Entre as espécies estão anta, macaco prego, mão pelada, irara, araras, papagaios, tucanos, jacaré, cobras, corujas e a jaguatirica, a mascote do zoo, escolhida pelos alunos da rede municipal de educação durante concurso.

Serviço – O Zoológico fica no Parque Natural Municipal Estoril – Rua Portugal, 1.100, Riacho Grande – e funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h.

Fonte: São Bernardo do Campo | www.saobernardo.sp.gov.br
Postado por: Grupo Discom | grupodiscom.com.br

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *