Sete dicas valiosas para quem usa ônibus no ABCD

Via ABCD Maior

Linhas municipais e intermunicipais possuem particularidades que podem ajudar ou atrapalhar viagens

grupo-discom

Em Santo André, quatro linhas municipais circulam 24 horas. Foto: Andris Bovo

Muitas pessoas utilizam ônibus para deslocar-se dentro do ABCD ou mesmo para chegar até a Capital. Algumas mudanças na operação da modalidade de transporte público vieram para auxiliar os usuários, ao longo dos anos, enquanto outras não foram tão bem aceitas pelos passageiros.

Confira abaixo sete dicas envolvendo os ônibus que circulam na Região:

Trólebus

A linha de trólebus 285 (Ferrazópolis / São Mateus) não realiza mais embarque e desembarque no Terminal Santo André, desde 1º de novembro de 2014. A opção é utilizar a linha 284 (São Mateus / Santo André) e, em seguida, a 286 (Ferrazópolis / Santo André). Apenas aos domingos e após às 23h, em dias de semana, os passageiros podem descer no terminal.

A linha 284M (São Mateus / Shopping Metrópole) realiza apenas desembarque no terminal, já a 487 Mauá (Terminal Metropolitano Sônia Maria) / Santo André (Shopping ABC) também permite embarque e integração com outras linhas.

Carregar o celular

Sete ônibus que atendem à linha I03 – Bom Pastor / Parque Capuava, em Santo André, possuem tomada USB para que os passageiros possam carregar os celulares. Trata-se de veículos novos, entregues no início de maio.

Além disso, alguns trólebus que percorrem o corredor ABD também permitem carregar a bateria do celular. Neste caso, porém, trata-se de uma tomada com dois pinos, e não é compatível com cabo USB.

Em São Bernardo, os ônibus municipais articulados novos, da SBC Trans, também possuem tomadas para carregar os celulares.

Porta para deficientes físicos

Infelizmente ainda não são todos os ônibus do ABCD que possuem acessibilidade para deficientes físicos. Nos que têm, possuem uma área específica para cadeirantes e, neste local, existe um botão para sinalizar ao motorista que o cadeirante vai descer. Usuários que não precisam de auxílio para descer com a cadeira de rodas não devem apertar este botão, pois o aviso ao motorista é diferente.

Já em Santo André, alguns ônibus possuem uma porta específica para embarque e desembarque de cadeirantes. O acesso a elas é exclusivo e os demais usuários devem dirigir-se à porta que fica mais ao fundo do veículo.

Aplicativos

No ABCD, existem aplicativos que permitem a visualização de diversas informações sobre os ônibus municipais. Linhas, itinerários, pontos mais próximos, horários de saída e chegada podem ser conferidos no aplicativo Citta Mobi, para quem se locomove pelas cidades de Diadema, São Caetano e Santo André. Já em Mauá e em São Bernardo, o app Moovit pode ser de grande valia para o usuário de transporte. Ambos podem ser baixados gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Fora do ponto

Desde o dia 5 de abril, os ônibus muncipais de São Bernardo podem parar fora do ponto para passageiros realizarem embarque e desembarque. O horário de aplicação da nova lei (número 6.450) é entre 22h e 5h. Nesse período, os motoristas poderão atender as solicitações dos usuários para parar, desde que não saiam do itinerário da linha.

Cartão BOM

Apesar de ser utilizado em linhas intermunicipais do ABCD, incluindo os trólebus, o Cartão BOM também é aceito nos ônibus municipais de São Caetano e Rio Grande da Serra. Só não é permitido o uso da modalidade escolar.

Linhas noturnas

Apenas Santo André possui linhas municipais que operam 24 horas. São elas:

I 02 Cidade São Jorge/Jardim Ana Maria, com intervalos de 80 minutos;

I 04 Jardim Las Vegas / Parque Capuava, com intervalos de 80 minutos; T 15 Hospital Mário Covas / Estação de Santo André, com intervalos de 60 minutos;

e

T 29 Vila Suíça/Estação de Santo André (via Condomínio Maracanã), com intervalos de 60 minutos.
Já Mauá, é a cidade com maior extensão de horário de circulação dos ônibus municipais, começando às 3h40 e finalizando à 1h.

Fonte: ABCD Maior | www.abcdmaior.com.br
Postado por: Grupo Discom | grupodiscom.com.br

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *