São Bernardo promoverá ações em prol do Novembro Azul

Via: ABC do ABC

São-Bernardo-promoverá-ações-em-prol-do-Novembro-Azul

Unidades de saúde estarão abertas ao longo do mês para conscientizar a população sobre a saúde do homem

A Prefeitura de São Bernardo irá promover, ao longo deste mês, diversas atividades, em prol do Novembro Azul. O objetivo da ação é conscientizar a população masculina, sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata e também sobre os principais cuidados que se deve ter com a saúde.

A partir do primeiro dia do mês, a Policlínica Centro, realizará orientações com nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos ressaltando a importância de manter uma vida saudável. Os pacientes também serão orientados sobre os primeiros sintomas da doença e os homens, com mais de 50 anos, receberão atendimentos clínicos e se necessário, serão encaminhados para especialistas em urologia.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) abrirão no sábado (11/11), das 8h às 14h, exclusivamente para atender o público masculino. Serão ofertadas consultas clínicas, testes rápidos e orientações DST/AIDS, câncer de próstata e aferição de peso e altura. Também serão realizadas discussões sobre álcool e tabaco. Os pacientes que apresentarem distúrbios serão encaminhados para o Hospital de Clínicas de São Bernardo para iniciar o tratamento.

O Prefeito Orlando Morando aproveitou para reiterar o compromisso da administração com saúde pública. “Lançamos programas para zerar a fila de consultas, exames e cirurgias. Solucionamos os problemas de falta de medicamentos e contratamos mais 240 médicos para atuar no município. Estamos investindo para melhorar a saúde de São Bernardo, mas para isso, conto com a ajuda da população. Vamos incentivar os homens a participarem desta campanha, descobrir a doença logo no início é a melhor forma de tratamento e de cura”, disse o chefe do Executivo.

Já o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, esclareceu a importância da campanha, já que o câncer de próstata é considerado uma doença extremamente silenciosa. “Os primeiros sintomas desse câncer, são dificuldades de urinar, com dor ou sensação de ardor e presença de sangue na urina ou no sêmen. Ou seja, eles podem ser confundidos com uma infecção. Os homens precisam ficar atentos a saúde e frequentar a unidade de saúde. O nosso objetivo é fazer com que essa ação, seja tão importante quando o Outubro Rosa é para as mulheres”, explicou.

O titular da Pasta, também adiantou que o município irá promover, durante o mês de novembro, uma ação para realizar cirurgias de vasectomia. “Serão aproximadamente 30 procedimentos realizados no Hospital de Clínicas de São Bernardo, durante um sábado, mas ainda estamos definindo a data”, antecipou Reple.

AÇÃO EM CONJUNTO
Além dos atendimentos nas unidades de saúde, a Secretaria de Saúde irá realizar, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, uma partida de futebol. O jogo está marcado para acontecer no dia 25/11, no campo de futebol do parque do Lavínia, às 10h.

Durante esse evento, serão realizadas avaliações e orientações nutricionais, testes rápidos de DST/AIDS/Hepatites Virais, distribuição de camisinha, orientações sobre sexualidade, hipertensão e diabetes. Também estarão disponíveis avaliação de saúde bucal e orientações sobre o uso de álcool e tabaco.

Fonte: ABC do ABC | www.abcdoabc.com.br
Postado por: Grupo Discom | grupodiscom.com.br

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *