São Bernardo atualiza carteirinha de vacinas em crianças e adolescentes

Via: ABC do ABC

São-Bernardo-atualiza-carteirinha-de-vacinas-em-crianças-e-adolescentes

Prefeito visitou a UBS Ferrazópolis ao lado do Secretário de Saúde; todas as 34 UBS´s do município funcionaram neste sábado (16/09) das 8h às 17h

A Prefeitura de São Bernardo promoveu, neste sábado (16/09), uma ação para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) abriram, exclusivamente neste dia, das 8h às 17h, para vacinar à população de 0 a 15 anos.

O prefeito Orlando Morando visitou a UBS Ferrazópolis, na Rua Fernando Ferrari, 449, no Ferrazópolis, ao lado do Secretário de Saúde, Geraldo Reple. O Chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para encorajar as crianças e enfatizar a importância da vacinação. “Sou pai e reconheço o quanto a imunização das crianças é importante. Hoje em dia, temos muitas doenças que já foram erradicadas, mas temos que continuar agindo com o mesmo cuidado. Trazer as crianças para atualizar a caderneta de vacinação também é uma forma de amor”, apontou.

Todas as doses, ofertadas pela rede, contra poliomielite, rubéola, BCG, sarampo, meningite, caxumba, varicela, HPV, entre outras, estarão disponíveis. O principal objetivo da ação é atualizar as doses e realizar todos os reforços necessários. Reple alertou que a campanha deste sábado serve como conscientização, porém, todas as UBS´s do município dispõem dessas vacinas de segunda à sexta-feira.

“Temos que conscientizar os pais a manter a caderneta das crianças em dia. Eles devem se preocupar com a imunização, independentemente da campanha. Todos os postos da cidade são reabastecidos mensalmente com as doses necessárias. Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar a saúde do povo de São Bernardo”, explicou Reple.

Para participar da campanha de atualização, basta ir até a UBS portando um documento com foto e a carteirinha de vacinação. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável. O horário de funcionamento das UBS´s é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

A cabeleireira Gislaine da Silva Araújo ficou sabendo da campanha pelas mídias sociais e fez questão de levar as duas filhas e a sobrinha. “Reconheço a importância da vacinação e não poderia ficar de fora. Expliquei para as crianças a importância dessa imunização, elas chegaram aqui com medo, da agulha, mas estão indo embora completamente protegidas”, disse.

TRABALHO CONSTANTE
A Prefeitura de São Bernardo vem realizando um trabalho com os pais e os recém-nascidos nas UBS´s. Grupos são realizados semanalmente pelo Programa Materno Infantil, o PROMI, e os participantes são acompanhados por uma equipe multiprofissional, com médicos pediatras, dentistas, nutricionistas, que orientam sobre a importância do aleitamento materno, alimentação, higiene e imunização e também sobre a necessidade de manter carteirinha de vacinação em dia.

O prefeito também ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde.  “Temos cerca de 700 agentes nas ruas, todos os dias, realizando busca ativa das cadernetas de vacinação. Se o profissional verifica que a existem falhas, as crianças e os pais são encaminhados para as UBS´s para vacinação. A saúde é a minha principal prioridade nesta gestão e não iremos medir esforços para melhorar a vida da população”, finalizou Morando.

Fonte: ABC do ABC | www.abcdoabc.com.br
Postado por: Grupo Discom | grupodiscom.com.br

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *