Professor do ABC é destaque em evento internacional

programa-palhaco-aprende_1abf4ca7

TEDx contará com palestra do professor do Centro Educacional Solaris, Varlei Xavier

via ABC do ABC

Inspirar o público com experiências que podem mudar sua maneira de pensar e espalhar idéias que mereçam compartilhadas são os objetivos do TEDx, uma das conferências mais importantes do mundo. Licenciado pelo TED, uma organização sem fins lucrativos que nasceu em 1984 nos Estados Unidos, conta com dois eventos anuais com convidados que falam por 18 minutos. Entre as celebridades que já participaram do evento, estão Bono, Al Gore, Michelle Obama, Paul Simon, Bill Clinton e outros.

Este ano, o TEDx Campinas contará com palestra do professor do Centro Educacional Solaris, Varlei Xavier. Coordenador de Projetos e Programas do colégio de Santo André, Xavier é formado em Letras e Teatro e começou sua carreira como inspetor de alunos. No evento, que acontecerá dia 06 de abril em Campinas, destacará o Programa Palhaço Aprende, criado na escola e que já ocupa lugar de destaque na educação.

O palhaço representa a essência da natureza humana. É aquele que erra, falha e se atrapalha, como nós. O Palhaço Aprende utiliza a linguagem do palhaço para gerar aprendizagem a partir da arte de errar. O Centro Educacional Solaris conta com profissionais da área da educação, treinados na linguagem clownesca, que visitam a sala de aula para participar da aula apresentando suas vulnerabilidades e dificuldades, normalmente compartilhada por cada aluno. O Palhaço Aprendedor é um profissional capacitado para investigar a imperfeição e propor erros contextualizados, identificáveis e solucionáveis. A criança, ao ajudar o palhaço na solução da dúvida, erro ou problema, desenvolve processos mentais importantes, elaborando o conteúdo internamente, organizando uma forma de explica-lo, além de criar empatia com alguém que erra justamente na área que tem maior dificuldade. Estudos recentes comprovam que uma das formas mais eficientes de se aprender algo é ensinando outras pessoas.

FONTE: ABC do ABC | http://www.abcdoabc.com.br 

Postado por: Grupo Discom | http://grupodiscom.com.br 

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *