Mauá instala iluminação de LED em faixas de pedestres

Via Diário do Grande ABC | www.dgabc.com.br

grupo-discom

As faixas de pedestre de diversos cruzamentos de Mauá ganharão reforço para oferecer mais segurança aos transeuntes. Isso porque a Prefeitura concluiu licitação para contratar empresa responsável pelo fornecimento de iluminação de LED para a passagem. A expectativa é que a instalação do recurso visual seja iniciada até março, sendo que os trabalhos devem se estender até dezembro. O investimento previsto para a iniciativa é de R$ 900 mil.

Segundo a administração, o certame foi aberto no dia 18 de dezembro e está em análise pela comissão de licitações. A Prefeitura explicou que a ideia é canalizar toda a claridade da via para a faixa de pedestre, a fim de alertar e facilitar a visualização da travessia pelas pessoas, o que garante mais segurança a elas durante o período noturno.

Neste modelo, a iluminação da faixa de pedestres é feita de cima para baixo, com pontos de LED, de luz branca, incidindo sobre o branco da faixa e destacando a passagem.

O projeto foi testado no principal cruzamento do município, entre as avenidas Governador Mário Covas e Barão de Mauá, com “excelente repercussão junto aos pedestres”, salientou a Prefeitura em nota.

O projeto contemplará as avenidas Rio Branco e Capitão João – junto à estação ferroviária Guapituba (onde, no ano passado, foi registrado atropelamento) –, a área da Praça da Paineira, Rua Vitorino Dell’Antonia, em frente à Fama/Uniesp (Faculdade de Mauá) e à EE Professora Terezinha Sartori, na Vila Noêmia, os cruzamentos da Avenida Francisco Ortega Escobar com a Rua Vitorino Dell’Antonia, da Avenida Governador Mário Covas com a Rua Luiz Mariani, da Avenida Presidente Castelo Branco com a Avenida Barão de Mauá/Avenida Cineasta Glauber Rocha, da Rua Romano com a Avenida Barão de Mauá e da Avenida General Osório com a Avenida Barão de Mauá.

“Com a iluminação direcionada às faixas de pedestres, temos maior concentração de luz nas mesmas e nas calçadas, onde os pedestres aguardam o momento da travessia. Isso faz com que o motorista tenha melhor visualização e consequente percepção quanto à segurança nas zonas de tráfego”, destacou a Prefeitura. “A faixa de luz induz o pedestre a utilizá-la, fazendo a travessia da via corretamente”, completou.

Essencial

Para o chefe do departamento de Medicina de Tráfego da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) Dirceu Rodrigues Alves Júnior, a iluminação de LED para faixas de pedestres é essencial. “É importante porque, além de iluminar a pessoa que atravessa a via, ilumina a faixa, que é branca e refletiva. É instrumento adequado para dar segurança ao pedestre, pois ele precisa ser visto. Não adianta ter sinaleiro, se ele é um vulto na rua”, falou.

O especialista ressaltou ainda o benefício que a ação traz aos pedestres que fazem a travessia distraídos, mexendo no celular e, com isso, correndo mais risco de serem atropelados. “Quando a iluminação bate no celular e a pessoa está olhando para o teclado, reflete a luz e impede que se leia qualquer coisa no aparelho”, disse. “É benefício muito grande, precisamos disso em todos os locais onde há travessia de pedestres”, indica.

Outras cidades da região também investem na tecnologia

Outros municípios da região também investem na iluminação de LED para oferecer mais segurança à transeuntes e motoristas.

Em São Bernardo, duas placas luminosas foram instaladas, em caráter experimental, embaixo do Viaduto Lucas Nogueira Garcez. As placas, que têm imagem estilizada de homem atravessando na faixa de pedestres, com o fundo azul, são iluminadas à noite com lâmpadas de LED, implantadas na base do painel. A sinalização reflete a luz na faixa para pedestres no chão. A expectativa é ampliar o projeto para os principais cruzamentos na cidade neste ano. Estão em estudo os pontos que têm grande demanda por travessia de pedestres.

Santo André informou que foram instaladas luminárias de LED na faixa de pedestres das ruas Luís Pinto Flaquer e Coronel Fernando Prestes, no Centro.

A Prefeitura ressalta que a ação diz respeito ao programa Banho de Luz, que nos últimos três anos garantiu a troca de iluminação com luz branca (LED e vapor metálico) nos principais corredores de deslocamento da cidade. “O serviço garante, com o mesmo custo mensal de iluminação pública, três vezes mais luz nas ruas. As lâmpadas LED também têm maior durabilidade: 100 mil horas, contra 16 mil horas das lâmpadas comuns, o que proporciona maior economia.

São Caetano salientou que efetua ações visando a conscientização e melhoria na iluminação pública das vias da cidade para os pedestres. Exemplos recentes foram a criação de faixa específica na confluência das Ruas Ingá e Visconde de Inhaúma. O programa Ilumina São Caetano visa a troca de luminárias de espaços públicos e de toda iluminação e semáforos da Avenida Goiás pelo sistema LED.

A Prefeitura de Diadema afirmou que o município já realizou testes do tipo, mas ainda não utiliza iluminação especial em faixas de pedestres nem em placas de sinalização.

As demais cidades não forneceram informação.

Fonte: Diário do Grande ABC | www.dgabc.com.br
Postado por: Grupo Discom | grupodiscom.com.br

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *