‘Ele por ele mesmo’, de Betto Damasceno está na Casa do Olhar até 09/02

Ele por ele mesmo’, de Betto Damasceno está na Casa do Olhar até 0902‘Ele por ele mesmo’, do artista plástico Betto Damasceno, pode ser visitada na Casa do Olhar Luiz Sacilotto até 9 de fevereiro.

Via: Prefeitura de Santo André

A mostra, com curadoria de Enock Sacramento, é composta por 25 autorretratos, gênero de arte praticado desde a renascença até os dias atuais, muito utilizado por Damasceno. O curador enfatiza que os retratos de Betto são mais do que representações de si mesmo e agem como projeções de seu entorno.

Para Sacramento, a análise de suas obras nos remete ao livro “Quatro Gigantes da Alma”, do professor e Mestre em Psicologia cubano, Emilio Mira y López, e ao ambiente sócio-econômico-político em que vivemos atualmente” . Nele, os gigantes da alma são o medo, a ira, o amor e o dever, que estão quase sempre presentes em nossas vidas e nos influenciam o tempo todo. ‘ – Mas há também em seus trabalhos outros sentimentos que podem ser considerados decorrentes deles ou a eles associados’ – conclui o curador da mostra.

‘Ele por ele mesmo’ permite aos visitantes sentir a alma do pintor. Em seus autorretratos, Betto se apresenta revoltado, estupefato, patético, sarcástico, como uma figura perdida na noite, um cidadão fantasma, mas também como um ser reflexivo, compreensivo e amoroso. O ambiente em que ele se coloca é a cidade dos muros pichados, dos grafites que remetem sua pintura a um universo tenso, onde pede urgência na busca de soluções para os grandes problemas sociais do ABC e do país.

Os quadros de Betto Damasceno são divididos em 12 séries. Uma delas, Autorretrato, dá origem à mostra que ficará em Santo André até 9 de fevereiro.

Perfil – Autodidata nascido em São Bernardo do Campo, Betto, fez carreira profissional como diretor de empresa e comerciante, mas nada relacionado à arte.
Em 2009, já apreciador de arte, decidiu comprar suas primeiras telas, tintas e pinceis. Começou a pintar e não parou mais.

Sem faculdade, cursos ou afins, Damasceno conquistou a sua primeira exposição em 2015, na Pinacoteca de São Bernardo. Participou do Salão de Artes Plásticas de Mococa (2015) onde ficou em 2º lugar; do 14º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos e de mostras no exterior. Estados Unidos, México, Rússia, Itália e Argentina conheceram de perto suas obras; tornou-se um profissional respeitado pela crítica especializada. O artista tem trabalhos incluídos no acervo da Pinacoteca Municipal andreense.

SERVIÇO:
Ele por ele mesmo, de Betto Damasceno
Curadoria: Enock Sacramento
Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Endereço: Rua Campos Sales, 414 – Centro | Santo André
Data: Abertura dia 12 de janeiro de 2019, às 15h.
Visitação: de 15/01 a 9/02, de terça a sexta, das 10 às 17h, e aos sábados, das 10 às 15h.
Gratuito

Fonte: Prefeitura de Santo André | http://www3.santoandre.sp.gov.br/
Postado por: Grupo Discom | www.grupodiscom.com.br

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *