Diadema concorre a prêmio por combate à pandemia

Com objetivo de compartilhar experiências que estimulem o debate acerca do novo coronavírus (covid-19), o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil criaram a iniciativa APS Forte no SUS, que funciona como um intercâmbio de experiências para organizar e adaptar serviços. Dos mais de mil trabalhos avaliados, 345 foram selecionados, sendo oito de Diadema.

Diversas experiências foram abordadas, entre elas o uso de novas tecnologias da informação para melhorar a interação dos usuários com a UBS; Confecção de máscara: uma estratégia adotada para o enfrentamento da Covid-19 na UBS Parque Reid; A Saúde Digital e o Telesaúde diante da pandemia do Covid-19 no município de Diadema; Geoprocessamento como ferramenta de monitoramento, interpretação e de tomada de decisão no combate à pandemia do covid-19: relato de experiência de equipe multiprofissional em uma UBS; Covid-19: Experiência de vigilância em UBS, A solidariedade fazendo a diferença para as famílias assistidas da UBS Parque Reid; Informação e sensibilização da população frente ao desconhecido covid-19, no território da estratégia saúde da família; Práticas meditativas para manter o equilíbrio da saúde mental dos profissionais em tempo de coronavírus.

“A Atenção Básica de Diadema teve 8 trabalhos selecionados. As experiências mostram a força das nossas UBS para combater o vírus em nosso município. Parabéns a todos os gerentes das UBS e profissionais envolvidos nas experiências premiadas”, comentou a coordenadora da Atenção Básica de Diadema, Ferla Cirino.

São exemplos de como é possível reposicionar a Atenção Primária à Saúde, com o objetivo do fortalecimento de vínculos entre os cidadãos e a rede de atenção primária para o cuidado durante a pandemia. “Enquanto a maioria das respostas à Covid-19 estão focadas na atenção hospitalar, estas iniciativas demonstram a potencialidade da APS para atuar junto às populações mais vulneráveis”, comentou o secretário de Saúde, Luiz Cláudio Sartori.

 

Fonte: Repórter Diário

Postado por Grupo Discom

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *