Centro de Gerenciamento de Emergência é inaugurado no ABC

Via: Repórter Diário

Centro de Gerenciamento de Emergência é inaugurado no ABC

Com investimentos de R$ 95 mil, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC inaugurou,nesta sexta-feira (8), o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) que será responsável pelo serviço meteorológico e sua avaliação para os seis municípios consorciados. A intenção da entidade regional é que o novo equipamento auxilie as Defesas Civis para que seja minimizada as consequências das fortes chuvas.

O equipamento é formado por imagens de satélites disponibilizadas pela Aeronáutica, as câmeras de monitoramento dos municípios e com 68 pluviômetros, sendo que este número chegará a 160 até o final do período de chuvas, ou seja, no final do mês de março. Um meteorologista ficará responsável pelo monitoramento e passará alertas para as defesas civis nos casos de fortes tempestades. O nível dos córregos e rios também será monitorado.

Sobre a previsão do tempo, o sistema consegue fazer a previsão dos próximos três dias, mas com 24 horas de antecedência consegue dar mais detalhes do clima na região. As defesas civis terão representantes que faram parte de um grupo de gerenciamento de crise que a cada semana será comandado por um município. O trabalho ocorrerá 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.

“Essa é a primeira vez que um CGE é feito de maneira regional. Isso é importantíssimo, pois sabemos que uma chuva em uma cidade pode ter consequência na outra. Vamos saber do clima em tempo real e assim alimentar as defesas civis com informações. Já temos a experiência de fazer isso no (estado) do Rio de Janeiro e em Blumenau (SC)”, explicou o meteorologista da Squitter Soluções em Meteorologia e Hidrologia, responsável pelo serviço.

“Esse é um trabalho feito pelo Grupo de Trabalho de estão de Riscos do Consórcio que conseguiu tratar com rapidez sobre esse assunto. Cada técnico atuou para que esse projeto saísse do papel e pudesse ser melhorado”, disse o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio.

Para o prefeito de São Bernardo e presidente da entidade regional, Orlando Morando (PSDB), o novo equipamento é uma forma do Consórcio demonstrar efetividade. “Nos últimos anos o Consórcio foi um clube de estudos e pesquisas, mas precisava mostrar efetividade e isso é algo que estamos fazendo com esse CGE. Algo tecnológico e com um preço baixo, e que vai atender a população”, afirmou.

A população terá acesso as informações através de um aplicativo que será lançado no início do próximo ano. Enquanto isso, os alertas serão emitidos para as Secretarias de Comunicação e também para as Defesas Civis de cada município consorciado.

Fonte: Repórter Diário | www.reporterdiario.com.br
Postado por: Grupo Discom | grupodiscom.com.br

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *